45 anos de História na busca de um mundo melhor através do Ensino.

Fundado em 1974, com a denominação de "Externato Chapeuzinho Vermelho" pela sua Diretora e Mantenedora Luiza A. P. Moreira dos Santos, primeira professora do bairro e eximia educadora. O "Externato Chapeuzinho Vermelho", ainda uma casa, passou a tomar contornos mais amplos do que o imaginado pois o seu ótimo nível de ensino passou a ser marca registrada da escola, sendo assim esta instituição de ensino não parou de crescer, crescendo sob um patamar galgado nos ideais de respeito, honestidade e solidariedade.

Em 1993, numa atitude inovadora de exercício de democracia, sua diretora estabeleceu uma eleição onde a comunidade escolar escolheu o novo nome: Colégio Santa Bárbara. Um Colégio criado sob um conceito básico, de que os mais importantes dentro de qualquer instituição são as pessoas. O Colégio Santa Bárbara conta hoje com mais de 700 alunos, 1500 m² de área útil, corpo docente e administrativo composto de profissionais que visam buscar fazer sempre o melhor pelo aluno.

"Dentro de nossa escola, não existe nada mais importante e sublime do que o sorriso de uma criança, a criança feliz culmina no adulto realizado e ciente do seu papel social". - Palavras de sua diretora e fundadora Profª Luiza.